quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A arte e suas funções

A Arte e suas funções

As obras de arte expressam um pensamento, uma visão de mundo e provocam uma forma de inquietação no observador, uma sensação especial, uma vontade de contemplar, uma admiração emocionada ou uma comunicação com a sensibilidade do artista. A este conjunto de sensações chamamos de experiência estética.
O gosto e a sensibilidade para apreciar a arte variam de pessoa para pessoa, de idade para idade, de religião para religião, de sociedade para sociedade, de época para época. Assim,as manifestações artísticas trazem a marca do tempo,do lugar e dos artistas que as criam,pois refletem essa variação no conceito de beleza e na sua função do objeto estético.
Em muitas sociedades, a arte é utilizada como forma de homenagear os deuses, ou seja, está ligada à religião. Em outras culturas e épocas,a arte surge,independente de religião,unicamente como forma de expressão para quem produz,e como oportunidade de experiência para quem aprecia.
Qualquer que seja sua direção, a arte está em toda parte e é um elemento definidor da identidade de um povo, de um grupo social e de um indivíduo.

Cristina Ramos

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo seu blog! Combina bem com o seu estilo e mostra um pouco que você é uma pessoa maravilhosa, "antenada" com as novidades e apaixonada pela arte! Bjs, Flávia

Andresa Gonçalves 1° ANO A disse...

Um dia eu vou ler todo este blog , achei muito interessnte as imagens , e amei as obras do Pablo Picasso , é maravilhoso.Vou ler com mais atenção , é que estou meio sem tempo.