REPORTAGEM ESPECIAL
Professora: Maria Cristina Santana Ramos e Célia Gomes
Após sucesso no desenvolvimento de uma gincana, turma ganha em primeiro lugar e comemora com um passeio.
A educação ambiental não questiona apenas a degradação ambiental, mas a degradação social, avaliando quais são suas verdadeiras causas. Essa estabelece propostas pedagógicas orientadas na conscientização, mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos educandos. A relação entre meio ambiente e educação assume um papel cada vez mais desafiador exigindo a emergência de novos saberes para apreender processos sociais complexos e riscos ambientais que se intensificam.
O Colégio Estadual Assis Chateaubriand no desenvolvimento de atividades interdisciplinares com seus educandos realizou em novembro de 2010 a culminância do projeto Meio ambiente. Este projeto tem o objetivo de conscientizar os alunos para a questão da preservação ambiental, trabalhando a temática com todas as disciplinas que são trabalhadas na instituição, transformando-os em agentes multiplicadores do conhecimento.
No mesmo foi desenvolvida uma gincana que contou com a participação de alunos de todas as séries de estudo. Os estudantes desenvolveram várias atividades com a temática de preservação ambiental, como ações de reciclagem, cuidados com horta, doações para instituições de caridade (material de higiene pessoal). A atividade teve duas turmas como vencedoras da 8ª E e 5ª A, tendo como prêmio um passeio para o parque Recanto da Benção.
O projeto Meio ambiente em desenvolvimento no Colégio Assis Chateaubriand nos faz pensar na possibilidade do ensino não se limitar à promoção de mudanças conceituais ou aprendizado do conhecimento científico. Torna evidente que é necessário também buscar uma mudança metodológica e de atitude nos alunos. Buscar formar pessoas que pensem sobre as coisas do mundo de forma não superficial. Buscar formar cidadãos investigadores, transformadores e capazes de construir conhecimentos e respeito pela natureza.
O educador tem a função de mediador na construção de referenciais ambientais e deve saber usá-los como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social centrada no conceito da natureza.